15 de jun. de 2010

"wave your flag"

eu tenho um pouco de impricança com copa do mundo. ah, comigo não cola essa de "a cada 4 anos o Brasil esquece por um mês da sua miséria". porra, um país que já é tão alegre, tão festeiro, não precisa de copa do mundo nenhuma pra esquecer um pouquinho das suas mazelas. não é critica, acho bonito viver em um país que tem no sangue a capacidade de superação, no rosto um sorriso colado e no coração a esperança.

a copa serve, sim, pras pessoas que se incomodam com os problemas do brasil terem um alibi pra fingirem que não estão os vendo. pergunta lá pro pessoal do bumba que perdeu tudo se eles esquecem que não têm casa, não têm roupa, não tem familia porque é copa. claro que não, mas a gente se permite não lembrar deles por um mês. acho podre a rede globo fazer concurso de pintar rua. vamos fazer concurso pra doar camisetas da seleção pra crianças pobres poderem torcer com a gente, já que temos uma de cada cor? me incluo nessa critica! ontem me peguei numa duvida cruel sobre se usaria as amarelas, as verdes, a branca ou a azul. podre, podre, podre!

mas passada a minha revolta, eu vejo sim o lado bom da copa. e nem é a cervejinha, a comemoração, o incremento de feriados... é o fato de a cada 4 anos, por um mês, os brasileiros lembrarem que são brasileiros. td bem que o "a cada 4 anos" poderia ser "a cada 2 anos" e esse brasileirismo se manifestar nas eleições, né?! aliás, poderia ser é todo dia, na alegria e na tristeza, que nem casamento. mas eu entendo que as coisas têm que acontecer devagar, uma de cada vez.
pelo menos, quando é copa, eu sinto um alento meio obamafeelings"yes, we can", de que um dia esse brasileirismo lindo vai durar 365 dias em cada ano.

desculpem o discurso social e politicamente correto. eu nasci com 437 anos, sou velha, ok?! mas nem por isso vou deixar de assistir a seleção e torcer até pro dunga. po, eu quero sentir orgulho de mais uma coisa no meu país. RUMAL ÉQUISSA!!!


p.s. ahhh, a áfrica, que coisa linda! to apaixonada!

Nenhum comentário: