11 de jul. de 2010

o trash genial

desde que começou essa história de bruno matar a amante, eu comecei a reparar mais nas capas de jornal, na banca mesmo. essa história de só ler jornal virtual me afastou das manchetes criadas pra vender, que eu, na minha modesta opinião, acho sensacionais. gosto do design do jornal, a famosa diagramação.

e no quesito manchetes, aqui no rio temos um campeão absoluto, que é o jornal meia hora. Sempre a-do-rei o sensacionalismo trash cheio de criatividade que eles fazem. pras pessoas um pouquinho mais esclarecidas do mundo chega a parecer piada, um jornal de comédia. mas não é, o povo que lê acha realmente as chamadas válidas. já ouvi vários comentários pelos ônibus da vida.

fiquei ainda mais fã quando um dia, ainda na faculdade, um professor falou que o então editor chefe do jornal (que não sei se ainda permanece), havia sido um aluno da casa. atenção, eu fiz jornalismo na UFF. e aí toda a minha desconfiança de que a pessoa que fazia o jornal era um chulé qualquer se esvaiu. tenho certeza que ele faz com muita lucidez, sabe exatamente onde vai chegar com aquilo. tem horas que eu até penso, com a cabeça de jornalista, que os repórteres de lá devem escrever um texto em linguagem normal e depois traduzem pro "comunidadês"(idioma falado nas comunidades).

e então eu resolvi brindar vocês com algumas das capas mais sensacionais de todos os tempos do jornalismo (?) brasileiro.


Como podem perceber, as melhores sacadas vêm de futebol e mulher, temas que o povão adora. normalmente as manchetes sobre crimes são demais de sensacionalistas e eu nem acho engraçadas. (quer rir mais? clica no link pro site do jornal ali em cima)

veja bem: eu não estou exaltando a parcialidade, sensacionalismo e pobreza de temas e linguagem como bom jornalismo. mas se aprendemos na faculdade que devemos saber chegar ao nosso público e conseguir informá-lo sobre os acontecimentos do público, trabalhando com senso crítico sobre a realidade, ponto, mil pontos, pro meia hora.

2 comentários:

Walker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Walker disse...

Bela reflexão. Gostei muito.